3.3.07

deu na VEJA

Freud, não. Darwin explica
Com um macho alfa, uma dupla de desafiantes e fêmeas oportunistas, o atual Big Brother poderia ser exibido pelo Discovery Channel

(Marcelo Marthe)


Como observaram inúmeros estudiosos, a exemplo do primatologista holandês Frans de Waal, animais podem cultivar relações de sexo e poder de uma complexidade quase shakespeariana. De shakespeariano, o comportamento do pessoal do Big Brother Brasil não tem nada. Mas as semelhanças com o mundo animal saltam aos olhos. Freud? Nada disso. A edição atual se presta, de cabo a rabo, a uma interpretação darwinista. A pedido de VEJA, dois especialistas em comportamento animal analisaram as situações mostradas no programa. Há lances bem parecidos com os que se verificam em grupos de animais selvagens como os leões, as hienas e, sobretudo, os chimpanzés. Diego, o Alemão, é uma espécie de macho alfa – aquele que goza da primazia junto às fêmeas e mantém sob seu jugo os concorrentes. Ele era o vértice principal do triângulo amoroso que monopolizou as atenções na gincana até a semana passada, quando sua namorada Siri foi expulsa, graças a uma manobra dos dois outros homens da casa, Alberto e Airton. Esses dois, por sinal, vêm cumprindo o papel de machos beta – aqueles que ocupam um lugar inferior na hierarquia e costumam formar coalizões para desafiar o poder do alfa. Depois de insuflarem os participantes contra Alemão, eles vêm sofrendo as mesmas conseqüências reservadas aos machos derrotados num bando de macacos: receberam uma banana de suas ex-aliadas.

O comportamento das mulheres também se presta a uma análise do tipo "Discovery Channel". Tome-se o caso de Siri, a defenestrada. Ela era a predileta do macho alfa, que a tratava carinhosamente como "a porta", por seus parcos atributos intelectuais. Siri fazia questão de ostentar sua condição de favorita – coisa que, entre animais como as hienas, é um atalho para a expulsão do grupo. "Essa não é uma boa estratégia de sobrevivência para fêmeas em bandos", diz o geneticista Renato Zamora Flores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Siri também causava irritação pelo hábito de cantar em altos (e desafinados) brados, abrir o berreiro a toda hora e posar de pobre. "Fêmeas espalhafatosas não são bem-vistas em nenhuma espécie de mamífero", informa Flores. Em tempo: ao contrário do que acontece na natureza, em que as fêmeas cobiçam os genes dos machos mais fortes, para ter uma prole sadia, no Big Brother o prêmio vem na forma de fama e dinheiro. Por isso, Siri pode dar-se ao luxo de nunca ceder às investidas sexuais do Alemão. Na hora do vamos-ver, Diego se enroscava mesmo no edredom com Fani, ex-miss Nova Iguaçu e terceiro vértice no triângulo amoroso.

No papel de fêmea secundária, Fani – que se prestou a lavar louça para o macho cafajeste, enquanto a outra enxaguava suas cuecas – ensaiou uma aproximação com os inimigos de Alemão. Mas, depois que a força de Diego foi reconfirmada, no paredão da semana passada, ela e as outras mulheres procuram se realinhar com ele. A carioca Carol, que antes conspirava contra o loiro, agora se mostra simpática. A catarinense Bruna terminou seu namorico com Alberto e seguiu o mesmo caminho. Entre os chimpanzés, as fêmeas mudam de posição de olho em seus interesses. "Elas tendem a se aproximar dos machos dominantes em busca de proteção", diz o especialista em comportamento animal César Ades, da Universidade de São Paulo.

A batalha entre os machões representou uma bênção para a Globo. Depois de um início morno, o programa decolou no ibope – com 47 pontos de média, o paredão da semana passada foi o de maior repercussão nessa edição. Outra vez se demonstrou que o sucesso do reality show é tanto maior quanto mais ele se revela capaz de gerar um fiapo de trama que seja. Para não repetir o marasmo da edição anterior, considerada politicamente correta em excesso pela Globo, optou-se por gente mais desinibida e de pavio curto. "Tiramos os pobrinhos e os certinhos. Queríamos um pessoal que incendiasse a casa", diz o diretor Boninho. Nisso, ele está bem servido – como se pode verificar na versão "para maiores" exibida nas madrugadas de quarta para quinta-feira, essa edição é pródiga em mentes ocas e condutas abjetas. O macho alfa de plantão se destaca nesses quesitos. Há duas semanas, Diego protagonizou a pior baixaria até o momento. Depois que os inimigos arrancaram sua cueca, ele envolveu-se num bate-boca chulo e só não saiu no soco com Airton porque foi contido pelas fêmeas, ops, garotas da casa. O administrador de 26 anos, aliás, já comentou no ar que certa vez se meteu numa rusga que acabou na delegacia. Como qualquer macho alfa, ele fica bravo quando invadem o seu território.

10 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

""Fêmeas espalhafatosas não são bem-vistas em nenhuma espécie de mamífero", informa Flores."

aaaaaaaaaaahahahahahah



e qd uma matéria chama os bbbs de hienas e macacos, eu posso considerá-la uma das melhores ahhahahaha

10:28 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Nossa, q análise perfeita ! hahaha...adorei ! Até parece q esse cara vê o nosso ppv, pegou os principais pontos da hiena.

10:28 AM  
Anonymous Anônimo disse...

voces nao vao comentar nada sobre o documentario que o panico fez? com entrevistas do boninho, bial e ex-bbbs? por favor né..

10:34 AM  
Blogger Lele disse...

e Pânico lá faz documentário, anônimo? Casseta e Planeta lá faz documentário?

Por favor, né...

10:39 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Olha a prova do anjo tias!!

11:54 AM  
Anonymous Anônimo disse...

A-DO-REI.
Super lindo o sarcasmo e cinismo da matéria, dizendo um monte de verdades com cara de reportagem.

12:42 PM  
Anonymous Anônimo disse...

aff...
T-U-D-O esta crítica!

Tia Lele, por favor pode passar o link de onde a tirou?

Quero repassar para toooooodos os meus amigos :-D
Pra galera dar risada geral

1:56 PM  
Blogger Unknown disse...

"Como qualquer macho alfa, ele fica bravo quando invadem o seu território."

Macho pra demarcar território faz pipi.. quero ver quando o Diego começar a molhar Airton e Alberto... rss

1:58 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Se o Alemão é um macho alfa, manda pra mim um beta, por favor. Ou um gama, delta, qualquer coisa. Fala sério.

E fêmeas espalhafatosas fazem MUITO sucesso entre os mamíferos humanos. A inominável é uma prova disso.

Anônima

12:07 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo com a matéria, mas tem uma questão que eles não abordaram este "animais", não estão livres na natureza, mas em um laboratório, onde os cientistas (bial e bonifácio). decidem quem vai ser o macho alfa.
Na natureza ele se impoem pela força, coragem e inteligencia.
deveria ser feito o estudo no comportamento do grupo quando se interfere tornando um fanfarrão no macho alfa.

8:23 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial