15.1.07

dica de livro da tia polly:

1984, george orwell.

no mais famoso romance de george orwell, a história se passa no "futuro" ano de 1984 na inglaterra, ou pista de pouso número 1, parte integrante do megabloco da oceania. é comum a confusão dos leitores com o continente homônimo real. o megabloco imaginado por orwell tem este nome por ser uma congregração de países de todos os oceanos.

no mundo que george orwell imaginou para o futuro da humanidade, os indivíduos não passavam de pobres peões manipulados por uma azeitada máquina estatal, controlada pelo big brother, o grande irmão, que articulava os impressionantes recursos da propaganda com uma eficiente polícia da consciência, hábil em detectar e suprimir com rigor qualquer possibilidade de dissidência.

além dos intermináveis slogans alardeados pelos alto-falantes, os proles, a massa escravizada da oceania, (o complexo político-militar que unia os poderes ocidentais), não conseguiam esquivar-se da onipresente imagem da televisão que lhes cobrava irrestrita fidelidade ao regime.

não havia sossego na vida de ninguém, visto que todos eram convocados para participar das assembléias populares nas quais poções orquestradas de ódio eram ministradas pelos agentes do partido do carismático grande irmão, mobilizados contra emanuel goldstein, o seu maior inimigo ideológico.

o rosto do chefe todo-poderoso, como se fora a ampliação de um totem tribal, encontrava-se por todos os lados: em cartazes, em pósteres, ou nas telas do cinema ou da televisão. como dizia o slogan: “o grande irmão te vigia”.

winston, que sentiu-se tentado em escapar daquela opressão, terminou sendo capturado e torturado no quarto 101, equipado para aplicar os tormentos. devidamente reciclado pelos guardiães da ordem totalitária, encerrou o seu tempo conformado, gritando palavras de ordem a favor do grande irmão.

OU SEJA:

o big brother brasil não chama big brother prq premia a pessoa mais bacana, mais bróder da galera. ok, flávia? anta.

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Ahahaha... sério que ela falou isso mesmo? Anta mesmo. E sei que você sabe que ela não é a primeira nem será a única a achar que big brother é um daqueles "coitados" que estão lá.
Não precisava nem ler o livro se não quisesse (uma pena!) mas poderia ao menos perguntar para alguém que já leu ou ler algum resumo disponível na net, né?
Vaias para a ignorância dos big bródinhos!!!
Freda

9:21 PM  
Blogger Lele disse...

o grande problema, freda, é que não se pode ler um livro do qual se desconhece a existência, capisci?

beijo

9:37 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Muito bom este blog....vcs são ótimaaasss......pena q só achei vcs ontem...mas blz, já li tudinho...ri pra caralho...parabéns...bjos

9:47 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial