20.2.07

da estupidez humana

(da Folha de S. Paulo)

LUCAS NEVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Se é verdadeiro o princípio mercadológico de que sexo vende ("sex sells", no original inglês), o mesmo deve valer para a imbecilidade. É o que defende o documentário "A Estupidez Humana" [no GNT].

"Ser estúpido é atraente. As pessoas se sentem melhor ao ver outras em situação pior do que a delas", resume um acadêmico.


O programa mostra que a indústria cultural se pauta pelo conceito de "mínimo múltiplo comum". Raciocínios minimamente complexos, vocabulário um pouco menos coloquial e referências históricas constituem o tripé da cartilha de "como afugentar o público". E os barões da mídia e da política estão longe de querer isso, certo?


A França foi pioneira nos testes de Q.I.. Um certo Goddard traduziu o teste para o inglês, e os americanos aplicaram-no às levas de imigrantes que chegavam ao país. O resultado foi usado para deportar milhares de pessoas. Quando a escala de classificação de Goddard inspirou os nazistas, a brincadeira perdeu de vez a graça...


A deturpação do trabalho de Goddard parece ter inibido o estudo da estupidez. Até hoje, a bibliografia sobre o assunto é escassa. Já o material empírico a ser analisado não pára de crescer: "George Bush se orgulha de sua imbecilidade", diz um dos entrevistados.

6 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Querida, vou colar o comentário que fiz no seu post retrasado no blog da Scully e da comunidade BBB. Se importa? Espero que não, afinal precisamos desmascarar o quanto antes essa sacoleira, que de sacola só tem o saco quente na barriga pra emagrecer.

Aliás, gostaria também de posicionar a minha indignação quanto ao programa da Sônia Abrão na Rede TV!. Com certeza essa velha foi comprada e tá fazendo vitrine pra Globo. Não sei se você vem acompanhando os programas "A casa é Sua", mas simplesmente resume-se à Sirigaita e sua família (aliás, agora eu tenho certeza de onde veio a índole, educação e bom senso dessa cabrita). Fotos, vídeos dela de fio dental num riacho, album de família e essas coisas.

Lembrando também que essa apresentadora sem o menor profissionalismo e imparcialidade coloca o Alberto como praticamente um Bin Laden.

Sonia Abrão ou tá dando pro Bial, ou é madrinha da Stefanelli.

Nessas horas que eu vejo como os torcedores dessa biscate refletem a inteligencia da cortadora de lenha.

3:14 PM  
Blogger Lele disse...

manda bala bia.
and keep up the good work.

3:19 PM  
Blogger Lívia disse...

Gente, é a Sônia Abrão, vocês queriam que ela gostasse de quem?
Por outro lado, como jornalista, fico chateada de ver tamanha falta de imparcialidade, mas se for pensar por esse lado, melhor demitir toda a equipe do BBB, né.

4:13 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Para bom entendedor, meia palavra basta, não é? ;)

É por isso que eu adoro esse blog, por causa da sutileza, da ironia, do sarcasmo...

Quanto à Sônia Abrão... Não acho que a torcida dela influencia em algo. Primeiro porque o programa dela não deve dar nem 2 pontos no Ibope. Segundo porque o público alvo do programa dela são as donas-de-casa que, naturalmente, torcem para sua "representante" no BBB, a Siriema. Então a Sônia simplesmente chove no molhado, já que suas telespectadoras já estão convencidas da santidade da Sirigüela.

4:27 PM  
Anonymous Anônimo disse...

"Ser estúpido é atraente. As pessoas se sentem melhor ao ver outras em situação pior do que a delas", resume um acadêmico

Ah... ta explicado muita coisa agora

6:29 PM  
Blogger Musta disse...

Mas deve-se levar em consideração que os ditos "estúpidos" são sempre os mais "espertos", de estúpidos não tem nada... vide mister George Bush e nossa gangue do congresso.

7:23 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial